24 agosto 2013

DR . JOÃO BATISTA (CRM-MG) E OS ERROS DOS MÉDICOS BRASILEIROS?


Que sejam muito bem vindo os médicos estrangeiros. Que atuem salvando vidas, diminuindo o sofrimento de muitos, que atuem  como um  alento para a população que mais necessita, mais carente nos rincões do Brasil.  Que eles deem exemplo aos médicos brasileiros o que é ser médico de fato, interessado no ser humano, interessado no bem estar do ser humano, na saúde da população, no diagnóstico e tratamento correto.  O presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), João Batista Gomes Soares, disse  que vai orientar os médicos brasileiros para não socorrer os erros dos médicos cubanos, eu  pergunto a ele porque não houve médicos para socorrer os erros dos médicos brasileiros?  O que há de fato é médico encobrido erros de colegas. É o famoso corporativismo.

Por exemplo, um médico brasileiro  receitou  a medicação Benzetacil  intravenosa ( na veia)  o que levaria o paciente à morte em minutos. Benzetacil  é de aplicação exclusivamente intramuscular profunda.  Pois é Dr. João Batista, fui eu uma enfermeira, que evitou essa tragédia. Fui falar com médico, e ele me disse que não sabia que Benzetacil não podia ser ministrada por via venosa.

Um médico cirurgião brasileiro, de uma equipe famosa, foi flagrado por mim  colocando a caixa de material cirúrgico que havia  acabado de sair da esterilização  e estava quente, em baixo da torneira do lavatório, contaminado todo o material.

Um médico brasileiro receitou Benzetacil  1.200.000 U pra uma criança de 3  anos  com infecção na garganta. Sabe que a criança  poderia ter morrido? A criança  pesava 25 Kl então a dosagem seria de  200.000 U a 300.000 U. Fui falar com médico, e ele  me disse que não sabia disso.

Um médico brasileiro, após queixa de forte dores na cabeça, principalmente na nuca  me tratou por  quase um mês como com analgésicos para enxaqueca , e medicação para DNV, Diazepam. Quando procurei outro neurologista e ele era estrangeiro,  após exames específicos, foi constatado uma meningite viral.Fiz o tratamento correto e fiquei curada. 


Um  médico brasileiro  obstetra esqueceu uma espátula de Reverdin  na paciente após a cesárea. E quando ela voltou ao consultório para reclamar de dor ele disse a ela que eram gases, que a dor era normal, deu a ela uma receita de medicação analgésica e antigases.   Não solicitou um ultrassom.  A paciente após  20 dias de sofrimento procurou o hospital aonde eu trabalhava, lá fez o ultrassom, e a cirurgia para a remoção da espátula de Reverdin, aonde estava gravado o nome do hospital aonde ela tinha feito a cessaria. O marido processou o médico e o hospital.

 Eu poderia enumerar aqui muitos outros erros médicos que presenciei, de médicos brasileiros, mas o Sr. sabe  que isso ocorre e fica tudo bem encoberto,  só vem à tona quando o paciente ou a família denúncia, ou quando há óbito e vai  para as paginas dos jornais

Sim eu tomava providências, e relatava a diretoria do hospital esses erros, mas nada passava de uma conversa da diretoria com os médicos. E tudo ficava sempre numa boa.O corporativismo é muito forte. 
Jussara Seixas